Mês da Inclusão - Notícia IPI

A importância de ter crianças neurodivergentes numa sala de aula inclusiva, desde o pré-escolar

A escola não é apenas para aprender letras e números — serve também para aprender a
viver em sociedade.

Quando as crianças têm contacto regular com colegas que pensam, aprendem ou se
comportam de maneira diferente, desde muito cedo aprendem a ver as diferenças como algo natural e não como exceção. Percebem que cada pessoa tem necessidades e talentos únicos, diminuem preconceitos antes que eles se formem, percebendo desde cedo que nem todas as pessoas são iguais.

Ilustração Artigo Inclusão Dezembro.2025 IPI(1)

Ao acolher/incluir crianças neurodivergentes não estamos só a ajudar “o outro”, estamos a dar a oportunidade de criar cidadãos mais empáticos, mais humanos, mais solidários, resilientes e preparados para viver e compreender o mundo diverso, a terem respeito e aceitação pelo outro, sem preconceitos ou medos. As crianças vão crescer mais preparadas para trabalhar em equipa, aprender a comunicar de diferentes formas, a resolver conflitos e a serem cidadãos conscientes.

As crianças neurodivergentes ao estarem inseridas na sociedade têm acesso às mesmas
oportunidades de aprendizagem dos pares. Têm maior oportunidade de criarem amizades,
aprendem as regras sociais de forma natural observando os pares, desenvolvendo
competências de comunicação, socialização, autorregulação e resolução problemas.

Compreender e acolher a neurodiversidade é reconhecer que as variações de desenvolvimento fazem parte da diversidade humana natural. Todos os seres humanos ganham com a inclusão!

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