Surfando a Liberdade: Uma Onda de Emoções
No âmbito de uma atividade de surf adaptado promovida pela Surfaddict, em parceria com a Associação Mar de Espinho, a destinatária da Assistência Pessoal do SAVI Horizontes da Cerciespinho, Anne Caroline Soares, partilhou connosco o seu emocionante testemunho.
 
															Moro na cidade de Espinho, onde o turismo e as atividades associadas ao mar, caracterizam-na. Espinho possui 8km de praias tranquilas e propícias para mergulhos e desportos.
Cresci passando os meus verões na praia e apreciando os surfistas a deslizar nas ondas, mas muito longe de imaginar que um dia iria experimentar e, na condição de estar tetraplégica. Mas como tudo é possivel, basta acreditar, esse momento marcante, decorreu no passado dia 9/10/2025, com um convite do SAVI Horizontes da Cerciespinho.
Dirigi me à praia, com minha assistente pessoal Bibiana Fonseca, com a convição de que, conseguiria superar mais um desafio. O evento começou logo por propiciar momentos únicos de convívio com surfistas e voluntários, promovendo também momentos preciosos, de quem vive com pouco contacto social. Promovendo também o bem estar emocional e a segurança para entrar no mar.
 
															Após vestir o fato e já sentindo-me uma surfista profissional (haja confiança!), começamos a entrar pelo mar. A primeira onda saltou-me para cima, e estava com dificuldade em respirar. Toda a confiança, por breves instantes, esvaneceu se.
Obviamente, estava com um surfista que se apercebeu. “Vamos com calma, sozinha ficará para uma próxima”. A experiência de enfrentar o medo, surfar uma onda pela primeira vez, mesmo com a ajuda de um surfista que atuou como os meus olhos, já estava a ser um desafio.
 
															Rapidamente, a equipa trocou-me de prancha com uma curvatura para apoiar o queixo, e desta forma, consegui pegar, não só uma onda, mas várias. Indescritível! Serei a próxima campeã? (risos)
Cada onda surfada salientou a minha capacidade de resiliência e como sou capaz de lidar com desafios. Todas as dinâmicas são adaptadas de acordo com as dificuldades de cada um.
O bem estar que me proporcionou é inexplicavél. Acredito que para os surfistas também foi gratificante. E, permitindo-me realizar uma brincadeira: “Ficamos a gostar tanto, que podemos tornar-nos concorrentes”.
 
															Um bem haja a todos os envolvidos na atividade e um muito obrigado!!!
Esteja atento às novidades
Receba conteúdos relevantes, dicas e insights valiosos diretamente na sua caixa de email. Inscreva-se nossa newsletter e impulsione seu conhecimento!
Subscreva a nossa Newsletter
Subscreva a nossa newsletter para receber as últimas publicações diretamente no seu e-mail.
 
								













 
								


