Mês da Saúde - Notícia IPI

Saúde e Bem Estar na Terapia da Fala

Todas as crianças são especiais e têm uma forma única e própria de
comunicar. Os três primeiros meses de vida constituem uma oportunidade na
qual cada tentativa de comunicação que é respondida, atendida ou devolvida,
reforça os alicerces da relação familiar e da confiança mútua.

O desenvolvimento da comunicação no bebé surge por etapas, começa com o
choro, contacto ocular e físico evolui para vocalizações, gestos, compreensão
de palavras e termina na expressão das primeiras palavras e frases que ocorre
por volta dos 18-24 meses.

Os cuidadores desempenham um papel fundamental na estimulação da
comunicação das suas crianças, através da partilha de momentos de atenção
conjunta, da leitura de histórias infantis, da audição de músicas, do brincar, da
nomeação de objetos do dia a dia e de diálogos durante as rotinas com a
criança.

Outubro 2025 IPI

Sabe como desenvolver as competências comunicativas da sua criança?
Requisitos de parceiros comunicativas que estimulam a comunicação/fala:

1- Estar ao mesmo nível físico da criança,
2 – Estabelecer contacto ocular direto com a criança,
3 – Falar de forma clara, pausada e com variações na intensidade vocal;
4 – Utilizar palavras e frases simples;
5 – Utilizar comunicação verbal e não verbal, usar alguns gestos e pistas
visuais para facilitar a compreensão da criança;
6 – Promover momentos de atenção conjunta;
7 – Estimular a comunicação total;
8 – Ser atento e observador,
9 – Dar tempo à criança para se organizar e planear a sua resposta;
10 – Reforçar as tentativas comunicativas da criança, verbais e não-verbais;
11 – Repetir a resposta da criança, de forma correta, para lhe dar um modelo
adequado;
12 – Reforçar positivamente as tentativas comunicativas da criança,
encorajando-a a comunicar.

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