Residência de Autonomização e Inclusão: um retrato através do desporto e lazer
Desde a abertura da Residência de Autonomização e Inclusão (RAI), em 2012, que procuramos integrar o desporto e o lazer no quotidiano dos nossos residentes. Inicialmente, os principais objetivos passavam pela promoção do bem-estar físico e emocional. Contudo, rapidamente estas dimensões passaram a assumir um papel central nos processos de integração, autodeterminação e desenvolvimento pessoal de cada residente.

Numa fase inicial, a participação em atividades desportivas e de lazer surgia no âmbito de iniciativas institucionais. Destacam-se, entre outras, o surf adaptado, canyoning, paintball e caminhadas. Com o passar dos anos, esta realidade evoluiu: os residentes mantiveram a prática desportiva e as atividades de lazer, mas passaram também a integrar, de forma autónoma, associações desportivas locais, como o Grupo Desportivo da Idanha, a Associação Desportiva de Guetim FC e a secção de atletismo do Sporting Clube de Espinho. Participaram ainda em iniciativas promovidas por parceiros institucionais, como a União de Freguesia de Anta e Guetim, Nefrodouro e Câmara Municipal de Espinho.

Este percurso demonstra, de forma clara e inspiradora, como cada residente, em função dos seus interesses e motivações, encontrou no desporto não só um caminho de inclusão, mas sobretudo uma via para a autorrealização.
Esteja atento às novidades
Receba conteúdos relevantes, dicas e insights valiosos diretamente na sua caixa de email. Inscreva-se nossa newsletter e impulsione seu conhecimento!
Subscreva a nossa Newsletter
Subscreva a nossa newsletter para receber as últimas publicações diretamente no seu e-mail.