Mês do Desporto e Lazer – Notícia CRI

Importância do Brincar

 “Mais de metade das crianças portuguesas brinca menos de uma hora por dia”, conclui um estudo do instituto de Apoio à Criança. “Uma grande parte dos pais (40,4%) aponta a exaustão “devido à carga de trabalho” como a principal barreira que os impede de dedicar tempo a brincar com os filhos” – Jornal O Público, Junho, 2025

Mas afinal de contas, porque é que o brincar é tão importante?

  • Desenvolvimento cognitivo:

Estimula a criatividade, a imaginação e a resolução de problemas;

Favorece o desenvolvimento da linguagem e do raciocínio lógico;

  • Desenvolvimento social e emocional:

Ensina a cooperar, a negociar regras, a partilhar e a resolver conflitos;

Fortalece a autoestima;

Ajuda as crianças a expressarem e a regularem as suas emoções;

  • Desenvolvimento motor:

Fomenta a coordenação motora, o equilíbrio e a força muscular;

Contribui para hábitos de vida saudáveis;

  • Saúde mental e bem-estar

Reduz o stress e a ansiedade;

Promove o sentimento de felicidade e de liberdade;

Dada tamanha importância que o brincar ocupa no desenvolvimento das nossas crianças, é que a Convenção dos Direitos Humanos da Criança (ONU) destaca o direito ao lazer, à participação em atividades culturais e em atividades recreativas como sendo um direito inerente e básico a todas as crianças. Portanto, temos obrigação, enquanto adultos, de respeitar e de fazer cumprir um direito tão básico como este.

 

Siga-nos no Facebook, Instagram e no Youtube !!

Esteja atento às novidades

Receba conteúdos relevantes, dicas e insights valiosos diretamente na sua caixa de email. Inscreva-se nossa newsletter e impulsione seu conhecimento!

Subscreva a nossa Newsletter

Subscreva a nossa newsletter para receber as últimas publicações diretamente no seu e-mail.


    Demonstre responsabilidade social

    Colabore com a Cerciespinho

    Atividade Mensal

    Últimas publicações

    • All Posts
    • CACI
    • CC
    • Cerciespinho
    • CFP
    • CRI
    • IPI
    • LAR
    • RAI
    • SAD
    • SAVI
    • Sem Categoria

    Contacto

    Polo Anta
    Edit Template

    Acerca

    A Cooperativa de Educação e Reabilitação do Cidadão Inadaptado, CRL, é uma cooperativa de solidariedade social, sem fins lucrativos e de utilidade pública. Foi constituída em Julho de 1976 por um grupo de cidadãos do Concelho de Espinho, membros de uma Associação de Pais, preocupados com a inexistência de respostas dirigidas à população com deficiência mental.

    Contactos

    © 2025 Criado pela Cerciespinho com o ❤️

    Visão geral da privacidade

    Este website utiliza cookies para que possamos oferecer uma melhor experiência de utilizador. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.

    Se pretender poderá consultar a nossa
    Política de Privacidade e de Proteção de Dados Pessoais da Cerciespinho