Cartaz 40 800

Cerciespinho

40º Aniversário - 1976/2016

A construir um mundo melhor há 40 anos!

A Cerciespinho vai comemorar, durante o ano de 2016, o 40º aniversário da organização através de um conjunto de eventos que tem como objetivo perspetivar as mudanças internas da organização mas igualmente as mudanças na sociedade, nomeadamente nas políticas públicas sobre os direitos, serviços e metodologias para a intervenção junto de pessoas com deficiência e incapacidade e /ou em situação de exclusão social. Pretende-se, analogamente evidenciar as mudanças nas mentalidades e atitudes do público em geral e das entidades relativamente à forma e dimensão da inclusão social destes públicos.

Os eventos propostos pretendem fomentar a reflexão sobre as questões, fenómenos e problemáticas da exclusão social, sobre os serviços e respostas às necessidades das pessoas com deficiência e incapacidade e/ou em situação de exclusão social e sobre os modelos atuais e futuros de intervenção. Os momentos de celebração deste aniversário ambicionam a retratar o presente, interno e externo à organização, enquanto resultante de um processo de mudança que teve início no passado mas igualmente retratar o horizonte do futuro, quer para as organizações quer para a sociedade. Pretende-se, considerando o percurso realizado, e desta forma integrando o passado como elemento histórico da transformação identificada, caraterizar o presente e perspetivar o futuro, numa lógica de movimento e continuidade entre estes.

A este nível salientamos que a comemoração de um aniversário, individual ou organizacional, remete para um percurso realizado, um caminho executado, salientando-se que a Cerciespinho surge em 1976 como escola de ensino especial e que vai promovendo serviços para responder às necessidades de pessoas com deficiência implementando progressivamente as atividades de pré-profissional, a formação profissional, as oficinas de produção, as atividades ocupacionais, os serviços residenciais, a intervenção precoce, dirigidos a pessoas com deficiência.

Gradualmente abre o leque de serviços, incluindo pessoas com incapacidade, através do apoio domiciliário para idosos, do serviço de cedência de produtos de apoio (camas articuladas, cadeiras de rodas, etc) para pessoas com dependência e amplia o campo de intervenção através da implementação de serviços dirigidos a pessoas em situação de exclusão social, nomeadamente através do centro comunitário do Bairro da Ponte de Anta, do banco de alimentos e recursos, da intervenção comunitária junto da etnia cigana e, presentemente, nos bairros de habitação social do Concelho. Assim, a organização começou a intervenção com educação, passando à formação, à habilitação, ao cuidar, ao desenvolver, ao capacitar e acima de tudo a incluir pessoas com deficiência e incapacidade e/ou em situação de acentuada exclusão social na sociedade, assegurando os seus direitos.

Este é o nosso percurso formal, de transformação, inovação e mesmo de mutação nomeadamente, se considerarmos que surgimos para assegurar a educação, através de uma escola de ensino especial para pessoas com deficiência, que foi encerrada em 2012. Os alunos passaram a ser integrados nas escolas públicas e hoje prestamos serviços técnicos especializados às crianças e jovens com deficiência no contexto escolar.

Mas existe uma história das estórias dos nossos clientes que constituem a essência da verdadeira mudança operada pela Cerciespinho e do impacto do trabalho realizado ao longo de 40 anos. Estórias de sucessos e maravilha, de alegrias e tristezas partilhadas, de inclusão social, de reconhecimento social, de afeto, de sofrimento, de crescimento. Estas correspondem à história menos visível, quando se carateriza o percurso realizado durante 40 anos pela Cerciespinho. Mas estão lá. Nas rugas dos rostos dos colaboradores e clientes, na intuição da relação próxima entre as pessoas que integram a organização, no espelhar de sentimentos, sucessos e conquistas nos olhos de todos! Estão também patentes no reconhecimento do público em geral relativamente aos direitos, capacidades e necessidades das pessoas com deficiência e em situação de exclusão social.

A história de 40 anos da Cerciespinho é o somatório das biografias e narrativas das pessoas que animaram, dinamizaram e integraram todos os serviços que a Cerciespinho implementou ao longo destes anos. E estas correspondem a verdadeiras estórias de mudança. Elas contam-nos a transformação interna que ocorreu nos clientes e colaboradores e demonstram que essas estórias foram geradoras de impacto na evolução na sociedade. A nossa história também é a história da metamorfose da Sociedade Portuguesa. Ainda não somos Borboletas mas estamos no processo de nos tornarmos através da construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Este processo é também a história das pessoas da Cerciespinho implicadas num processo de mudança, de inclusão e de igualdade.

Reconhecemos que as alterações internas motivaram muitas alterações na comunidade de Espinho e que a sociedade como um todo modificou muitas das suas formas de pensar e atuar, incluindo a maior abertura à inclusão social de todos os cidadãos, especificamente na consciência que no contexto social e na forma de funcionamento de uma sociedade podem estar as principais barreiras e obstáculos à efetiva inclusão social e plena cidadania. Confirmamos, ainda, que esta mudança é interna e externa à organização.

Na Cerciespinho verificamos a evolução dos modelos de intervenção médico para paradigmas sociais e recentemente para os modelos de qualidade de vida que identificam que a deficiência não está centrada no indivíduo enquanto incapacidade mas resulta da interação da pessoa com o meio e dos obstáculos no ambiente social. Assim, hoje é aceite que as organizações e a sociedade têm que integrar as múltiplas diferenças dos seus cidadãos, criando as condições para assegurar a qualidade de vida de todos, adaptando-se às suas necessidades.

O tema do aniversário é “Mudanças”, associado ao slogan das comemorações “Cerciespinho, a construir um mundo melhor há 40 anos” correspondendo ao mote para enquadrar todos os eventos.

Plano atividades das comemorações do 40º aniversário da Cerciespinho

A.Semana Aberta

Exposição fotográfica retrospetiva dos Serviços: 25 Maio a 5 Junho - Multimeios

Atividades Inclusivas: 30 de Maio a 2 de Junho - Cerciespinho

Seminário – “Percursos de Mudança” – 3 de Junho – Multimeios

A semana aberta, a decorrer entre 25 de Maio a 5 de Junho integra uma exposição fotográfica retrospetiva, no Multimeios, as atividades inclusivas a decorrer de 30 de Maio a 2 de Junho, nos 3 polos da Cerciespinho e o seminário “Percursos de Mudança”, a acontecer em 3 de Maio, no Multimeios.

A semana aberta visa implicar públicos diferentes nas múltiplas atividades da Cerciespinho fomentando a experimentação, a reflexão e compreensão das atividades mas principalmente das necessidades das pessoas para quem estas atividades se destinam. Pretendemos incluir alunos, pais, idosos, comunidade nos serviços que temos em funcionamento permitindo que estes públicos possam beneficiar de 40 anos de mudanças e inovações nos modelos de intervenção. A participação nas nossas atividades diárias aspira incluir o público em geral no universo de representações associado à deficiência e exclusão, incorporando a experiência e acedendo a uma realidade que a maioria não tem acesso nem compreende.

A semana aberta permitirá aos participantes conhecer a realidade da intervenção dirigida a Pessoas com Deficiência e Incapacidade e Pessoas em Situação de Exclusão Social, vendo e vivenciando por algumas horas as especificidades destes públicos mas igualmente as atividades e os resultados das mesmas. Pretendemos colocar os convidados no lugar dos nossos clientes, permitindo uma visão privilegiada relativamente ao que implica a deficiência e a exclusão.

No âmbito do Seminário “Percursos de Mudança”, pretendemos abordar quatro âmbitos da intervenção junto de pessoas com deficiência e em situação de acentuada exclusão social, nomeadamente o Educar, Habilitar, Capacitar e Cuidar. Estes âmbitos correspondem a finalidades de vários serviços quando consideramos as etapas do desenvolvimento das pessoas - crianças, jovens, adultos e idosos. Desta forma, desejamos destacar a interligação e continuidade das várias áreas dos serviços da Cerciespinho e de outras organizações proporcionando ao público deste seminário uma visão da intervenção integrada, contínua e global que estes públicos necessitam.

Ambicionámos, primordialmente, que as comunicações retratem o presente e auxiliem a intervenção no futuro, apontando para as mudanças nas metodologias e estratégias e no formato da intervenção. Desta forma, um evento que aparentemente remete para o passado, vai apontar para novos caminhos e potenciais mudanças na direção e objetivos dos serviços que atualmente educam, habilitam, capacitam e cuidam de pessoas com deficiência e incapacidade e em situação de acentuada exclusão social.

B.Sessão solene aniversário

Sessão solene – 24 de Setembro – Cerciespinho

A sessão solene do 40º Aniversário, a decorrer no dia 24 de Setembro, na Cerciespinho corresponde ao momento formal em que é assinalado o aniversário da Cerciespinho e homenageadas figuras internas e externas à organização. Esta iniciativa assinala o mês de início das atividades em vez da data de registo na conservatória da Cooperativa e permite balizar o percurso realizado pela organização entre 1976 e 2016, quer no que se refere a atividades e serviços, envolvimento e impactos na comunidade. A cerimónia tem igualmente uma vertente interna e intimista, considerando que será realizada nas instalações da organização e que se destinará primordialmente a colaboradores/as, famílias, parceiros e pessoas com uma longa relação com a nossa entidade. Será oferecida uma agenda ilustrada a todos os convidados que inclui uma reprodução da pintura em aguarela do Professor João Bigaíl, e estará estruturada em 12 separadores dos meses que caraterizam os 12 principais serviços da Cerciespinho e ainda testemunhos e ilustrações dos múltiplos clientes e serviços da organização

C.Exposição “Mudanças” – Multimeios – Novembro

A exposição “Mudanças”, com obras de alunos e professores dos agrupamentos Dr. Manuel Laranjeira e Dr. Manuel Gomes de Almeida, e outros artistas convidados será inaugurada em Novembro, no Multimeios. Esta exposição permanecerá até 3 de Dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

A exposição “Mudanças” surge do conceito que a arte é uma expressão e ao mesmo tempo uma representação da realidade mas igualmente comporta uma dimensão de inovação, e por esse motivo, constitui-se como uma forma de promover a mudança. Ao expressar criticamente o presente, passado e futuro, gostaríamos que as manifestações artísticas elaboradas por alunos e professores captassem a dialética entre o passado e o futuro, retratando as mudanças sociais, num contexto mais amplo de mudanças económicas, políticas, ambientais, tecnológicas, legais, etc.

Desta forma, pretendemos que as obras a apresentar, transmitam através da pintura, escultura, fotografia, desenho, grafiti, filme e outras formas de expressão, a representação das transformações na sociedade, apresentando também possíveis futuros e acima de tudo representando o movimento.

D.Espetáculo Inclusivo: 3 de Dezembro 2016 – Casino Solverde

O espetáculo “Inclusão”, a decorrer em 3 de Dezembro, no Auditório do Casino Solverde, integra a abordagem inclusiva da intervenção junto de pessoas com deficiência e /ou em situação de acentuada exclusão social. Assim foi convidada a Cooperativa Nascente, nomeadamente o TPE – Tetro Popular de Espinho, para articular com o grupo de teatro do centro Comunitário do Bairro da Ponte de Anta, “Sobreviventes do riso, composto por 17 elementos, com idades entre os 5 e os 15 anos e incluindo jovens desfavorecidos, 3 com deficiência e 1 jovem de etnia cigana. Acresce o convite à Academia de Música de Espinho, nomeadamente à Escola Profissional de Música de Espinho, para articular com o Grupo de Bombos da Cerciespinho, constituído por 7 elementos com deficiência mental moderada e diagnóstico duplo. Outra entidade convidada foi a Escola de Bailado Adriana Domingues para estruturar a atuação do grupo de Dança “Sorrisos”, grupo constituído por 10 elementos com deficiência mental moderada. Por último foi convidado o Grupo Cultural e Recreativo Semente, cujo Rancho vai ligar-se ao Rancho “Alegria” da Cerciespinho, constituído por 24 pessoas com deficiência mental, autismo e diagnóstico duplo, para completar o espetáculo.

Este evento vai corporizar o conceito de inclusão aplicado à área das expressões, uma vez que foram convidadas 4 entidades do concelho para conceberem, prepararem e exibirem uma apresentação. Esta será conjunta, integrando clientes da Cerciespinho na apresentação bem como pessoas da entidade convidada ou implicará a preparação do nosso grupo de clientes para uma apresentação sendo que a entidade fará uma atuação própria. Em qualquer dos casos teremos clientes com deficiência e / ou em situação de exclusão social a atuarem, em plano de igualdade, com os artistas das entidades convidadas. Acresce que durante o espetáculo serão apresentadas filmagens e entrevistas com todos os participantes que permita transmitir ao público o processo mútuo de aprendizagem e promotor de inclusão operacionalizado.

É neste enquadramento que gostaríamos que participassem ativamente nas comemorações do 40º aniversário da Cerciespinho.

Maio de 2016

Diretora geral

Rosa Couto

premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário