Oficio n 27 EscolhasVimos por este meio informar que a candidatura ao programa Escolhas 6ª geração do Projeto Multivivências, promovido pela Cerciespinho enquanto entidade gestora e promotora, não foi aprovado.

Pelo exposto, informamos que as atividades e apoios promovidos por este projeto com a colaboração e apoios de Vossas excelências não terão continuidade.

No entanto, aproveitamos para relembrar e salientar algumas vitórias e impactos obtidos com este projeto, de 2007 a 2015, para as quais todos os parceiros e particularmente os membros dos vários consórcios contribuíram decisivamente.

Assim, o Projeto Multivivências:

- Favoreceu a integração de crianças no pré-escolar, numa altura em que etnia cigana ainda manifestava grande reticência da frequência escolar;

- Contribuiu para a diminuição do absentismo e abandono escolar resultante da atividade de acompanhamento regular e intenso das famílias e das situações que as escolas nos comunicavam;

- Contribuiu para a integração dos jovens no 2º ciclo do ensino regular ao promover a educação nesta etnia e acompanhar intensivamente crianças, jovens e famílias.

- Proporcionou um aumento de empregabilidade à etnia cigana, aumentando o número de inscrições no IEFP e possibilitando a alguns adultos a integração no mercado de trabalho enquanto dinamizadores comunitários.

- Assegurou o acesso e frequência da formação profissional, sendo que o Projeto “Mundar” constitui-se como um exemplo de formação para o auto emprego.

- Fomentou o acesso às tecnologias de informação e comunicação.

-Assegurou uma nova estrutura educacional no Concelho, implementando o Ensino à distância para vários jovens em abandono escolar.

Destacamos os seguintes resultados do projeto que decorreu entre 2013/15 nomeadamente:

- Beneficiamos o sucesso escolar de 74 crianças que transitaram de ano ou participaram ativamente nas atividades e 193 pais e encarregados de educação que assumiram as competências necessárias no processo educativo.

- Encaminhamos 63 pessoas para emprego, certificamos 139 com o Diploma de Competências Básicas e desenvolvemos competências TIC em 102.

- Capacitamos 210 pessoas da comunidade aumentando a participação cívica e social em 118, aumentando as dinâmicas associativas em 25 e promovendo competências empreendedoras em 57.

- Realizamos 5333 atividades com presença de clientes e intervimos com 360 pessoas de etnia cigana do Concelho de Espinho.

Aproveitamos para agradecer e enaltecer o trabalho em parceria e rede desenvolvido nos ótimos anos que beneficiou a comunidade de etnia cigana mas igualmente estreitou e aproximou as entidades do Concelho de Espinho.

A todos um bem-haja pela dedicação às causas sociais.

Em nota de despedida informamos que os Centros Comunitários da Cerciespinho, no Bairro da Ponte de Anta, da ADCE, na Marinha e do Centro Social de Paramos, em Paramos irão, dentro dos seus constrangimentos e limitações, apoiar a população residente na sua esfera de ação.

Por fim a Direção da Cerciespinho reconhece o empenho, profissionalismo e dedicação da coordenadora, técnicos (as) e dinamizadora comunitária do projeto Multivivências, que contribuíram decisivamente para a mudança da visão e dos preconceitos relativamente à etnia cigana constituindo-se como peças muito importantes no processo da promoção de coesão social.

Sem mais de momento, subscrevemo-nos com a mais elevada estima e consideração.

                                                                                              P´ A Direção

                                                                                              Rosa Couto    

premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário