Cerci futebol3Este mês foi sem dúvida, um grande exemplo de que as atividades mensais que procuramos planear, têm um impacto bastante positivo nos nossos “maiores”.

Dia 03 de maio a 07 de junho
O Banco Local de Voluntariado de Espinho informou a Cerciespinho que tinham recebido uma candidatura do voluntário Ângelo Bastos, técnico de informática, que dispunha de cerca de 40 horas em que a entidade empregadora (Sage Portugal) o dispensa para a realização de voluntariado. Uma vez que a sua formação está ligada à área de informática o voluntário pretendia desenvolver um projeto para a Promoção da Inclusão Digital, dando formação aos idosos em novas tecnologias na ótica do utilizador.
Aceitamos com agrado este projeto e beneficiaram do mesmo 2 grupos: clientes do Serviço de Apoio Domiciliário e clientes do Centro Comunitário do Bairro da Ponte de Anta. As sessões decorreram na sala de informática do Centro Comunitário da Ponte de Anta pois possuía o equipamento informático necessário. No total, foram dinamizadas 4 sessões para cada grupo, com periodicidade de 2 horas. Foram abrangidos 5 clientes do SAD.
O nosso agradecimento ao formador Ângelo Bastos pela simpatia e paciência e pela forma como conseguiu ensinar os nossos clientes a manusearem o computador e a aprenderem noções básicas na ótima do utilizador.

Dia 11: X Feira das Profissões - Sessão de sensibilização "Dicas para cuidadores informais"
A convite do Centro Social de Paramos, mais concretamente da Dra. Renata Barata, os cuidadores do SAD e do Projeto Cuidar de Quem Cuida aceitaram com agrado participar numa sessão de sensibilização sobre “dicas para cuidadores informais”. Esta sessão foi dinamizada por técnicas da Cruz Vermelha da Delegação de Espinho onde procuraram sensibilizar as cuidadoras para as melhores estratégias no ato de cuidar. Foi também possível haver um momento de partilha de experiências e de desabafos.
Finda a sessão, visitaram os 30 expositores existentes que visavam divulgar e sensibilizar estudantes e população desempregada para a oferta formativa, educativa e profissional existente dentro e fora do concelho de Espinho. Nestes expositores estavam incluídas escolas, centros de formação, empresas de trabalho temporário, instituições concelhias e entidades civis.
Algumas ainda tiveram oportunidade de usufruírem de uma sessão de manicura.

Dia 19: Escola de Cabeleireiro e Estética do Porto
Após vários contactos, conseguimos que gentilmente, a Escola de Cabeleireiro e Estética do Porto proporcionasse gratuitamente às nossas clientes uma tarde diferente.
Na escola fomos muito bem recebidas, tanto pela professora responsável como por todos os alunos. Foram extremamente delicados e afáveis.
Cada cliente pôde escolher o que queria fazer ao cabelo. Umas quiseram cortá-lo, outras pintar, fazer madeixas ou simplesmente arranjá-lo.
A felicidade era visível nos seus rostos, todo o tempo havia sorrisos rasgados! Esta experiência foi sem dúvida muito intensa pois, foi uma tarde dedicada a mimá-las e a potenciar-lhes uma imagem mais positiva. Sem dúvida, a valorização enquanto pessoas foi reforçada!
Antes de irmos embora, recebemos o convite da parte da professora para voltarmos a ir à escola a uma sessão de estética e de manicura.
O nosso sincero agradecimento à Escola de Cabeleireiro e Estética do Porto, pela disponibilidade em nos ter recebido e pela simpatia e carinho que transmitiram às nossas clientes.

Dia 29: Estádio do Dragão – Jogo de Futebol Portugal vs Noruega
A Federação Portuguesa de Futebol ofereceu cerca de 50 bilhetes à Cerciespinho para o encontro de Preparação para a fase final do Campeonato da Europa de Futebol.
Os bilhetes foram distribuídos pelos clientes de vários serviços da Cerciespinho (Lar, Residência Autónoma, Centro de Atividades Ocupacionais, Serviço de Apoio Domiciliário e Centro Comunitário).
Os clientes do SAD comentaram que já não iam a um estádio de futebol há muitos anos, e apesar de ser um jogo da seleção nacional, o jogo foi no estádio do clube do seu coração. Festejaram os golos, viram o jogo atentamente, cantaram o hino e aprenderam a fazer a “onda”.
Premiamos as colaboradoras do SAD com um bilhete pois, consideramos que, têm todo o mérito e esta experiência irá enriquecer mais as equipas/ serviço!  
Quem nos quis acompanhar, teve uma experiência deveras emocionante e inesquecível!
O nosso agradecimento à Federação Portuguesa de Futebol pelos bilhetes oferecidos à nossa Organização.

Dia 31: Semana Aberta Encontro Intergeracional
No âmbito da Comemoração dos 40 anos da Cerciespinho realizamos um intercâmbio Intergeracional entre idosos de organizações parceiras e clientes da Cerciespinho.
Foi um dia muito animado, com portas abertas, visitas, sessões de relaxamento, experienciação com a sala Snoezelen e aula de Tai-Chi, promovida pela escola Xiang Long.
O grupo de Clientes do S.A.D usufruiu desta experiencia durante a tarde, iniciando com o Tai- chi. Consideraram esta atividade como “fazer ginástica”. Todos gostaram muito e tentaram acompanhar a aula da melhor forma que conseguiram. Tivemos uma cliente que realizou a aula sentada devido a problemas de mobilidade, mas deu o seu melhor tentando acompanhar a professora. Seguiram-se as sessões de relaxamento, de Snoezelen na qual eles no início estavam um pouco reticentes, por causa do contacto com alguns materiais mas depois, envolveram-se por completo na atividade e no fim da sessão obtiveram um estado de relaxamento profundo. Visitaram as instalações onde puderam observar algumas atividades que se realizam no Centro de Atividades Ocupacionais e por fim foi realizado um lanche de convívio entre todos.

- O mês de maio ficou ainda marcado pela dinamização do Programa Psicoeducativo para Cuidadores Informais de idosos com Alzheimer. Foram realizadas 4 sessões do “Cuidar de Quem Cuida” (sessão 3 à 6) com os seguintes temas: Na sessão 3: Cuidados a prestar ao doente de alzheimer I (ulceras de pressão, prevenção de quedas, posicionamentos e transferências; exercícios para diminuir a sobrecarga mecânica). Dinamizada pelo Vasco Costa – Terapeuta Ocupacional da Cerciespinho e pela Joana Marinheiro (Enfermeira do Centro Social de Paramos). Na sessão 4: Cuidados a prestar ao doente de alzheimer II (eliminação, alimentação e hidratação, medicação, sono e repouso). Os profissionais envolvidos foram a Joana Marinheiro (Enfermeira do Centro Social de Paramos) e a Marta Rocha (enfermeira da Associação São Francisco de Assis de Anta). Na sessão 5: foram abordadas estratégias para lidar com alterações da memória, comunicação, orientação e comportamento. Foram também explorados sentimentos e emoções do cuidador. Dinamizada pela Helena Magalhães e Carmo Oliveira (Psicólogas da Cerciespinho). A sessão 6 consistiu na exposição e clarificação das medidas de apoio legal, social e assistencial disponíveis. Da responsabilidade de Teresa Ramos (Técnica de Serviço Social da Cerciespinho) e Paula Marques (Técnica de Serviço Social do Centro Social de Silvalde).


premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário