07Dia 14: Parque Urbano de Ovar

Durante todo o percurso até Ovar, os nossos clientes estavam bastante animados e conversadores. Falaram das alterações climatéricas, dos prejuízos na agricultura, recordaram outros clientes que os costumavam acompanhar nestas visitas e que atualmente se encontram condicionados devido a problemas de saúde.

Chegamos a Ovar e fomos conhecer o Parque Urbano que se situa no coração da cidade. É um espaço verde e emblemático que atrai as pessoas para um estilo de vida mais saudável e em constante contacto com a natureza. Durante o percurso pedestre observamos vários tipos de flores, o rio, os patos, os sapos, o moinho de água. Os clientes adoraram o espaço, estando constantemente a elogiar a extensão do espaço verde e a utilidade deste tipo de iniciativas. Ainda recordaram outras saídas e realçaram o gosto por realizar atividades ao ar livre.

Após este passeio, fomos lanchar a uma cafetaria onde provamos os seus famosos croissants. Aproveitamos o momento e demos a conhecer que neste ano, a Cerciespinho vai celebrar 40 anos. Apresentamos as atividades a realizar dando especial ênfase às destinadas aos idosos como a exposição fotográfica – Retrospetivas, que irá decorrer entre 25 de maio e 16 de junho no Cento Multimeios do Concelho e no dia 31 de Maio na Semana Aberta – Atividades Inclusivas, vai haver um convívio intergeracional entre os idosos pertencentes a Instituições seniores do concelho. Como é habitual, os clientes mostraram-se recetivos a estas iniciativas demonstrando a sua vontade em participar.

Dia 20: 3º Programa Psicoeducativo “Cuidar de Quem Cuida”

O 3º programa psicoeducativo será composto por dez sessões semanais de apoio educativo – ensino de competências e de apoio emocional – desenvolvimento de estratégias de coping e de autocuidado que, em conjunto, promovem uma melhoria na qualidade de vida de cuidadores informais de pessoas com doença de Alzheimer e, indiretamente, do recetor de cuidados.

As sessões irão decorrer ao longo de 10 sessões e serão dinamizadas conforme a temática, por vários profissionais pertencentes a diversas Instituições do Concelho de Espinho. A logística e a supervisão serão da responsabilidade da Rede Social de Espinho. As sessões irão decorrer na sede da Cerciespinho.

A sessão 1 (20/04) intitulou-se “Compreender a doença de Alzheimer”, sendo o seu propósito proporcionar a possibilidade de hetero-conhecimento entre os elementos do grupo, criando-se condições para um ambiente de confiança, indispensável a uma subsequente partilha de experiências entre os cuidadores. Nesta sessão foi ainda fornecida alguma informação acerca da doença de Alzheimer, com o intuito de facilitar a compreensão, não só da patologia em si, como da situação específica em que se encontra a pessoa cuidada. A sessão foi dinamizada pelas Psicólogas Helena Magalhães e Mª do Carmo Oliveira da Cerciespinho.

Na sessão 2 (27/04) foram abordadas as estratégias inerentes aos cuidados a ter com as pessoas com doença de Alzheimer I nomeadamente, desenvolver técnicas de prestação de cuidados e enfatizar, no cuidador, a importância do estabelecimento e manutenção de uma relação positiva e empática com o doente. Ao mesmo tempo, foi uma sessão que visou possibilitar o aumento das competências dos cuidadores na identificação e controlo de várias situações, debatendo-se, especificamente, as formas de ultrapassar as dificuldades com a higiene e com os cuidados pessoais. Pretendeu-se, sobretudo, proporcionar um espaço de partilha das dificuldades experienciadas, no sentido da constatação da universalidade dos obstáculos e constrangimentos encontrados no ato de cuidar. A sessão foi da responsabilidade do Terapeuta Vasco Costa da Cerciespinho e da Enfermeira Joana Marinheiro do Centro Social de Paramos.

Dia 17: Peregrinação dos Frágeis - Europarque

No âmbito das comemorações do centenário das aparições de Fátima, que ocorrerão em Maio de 2017, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima tem vindo a percorrer as dioceses de Portugal.

Neste dia, levamos um grupo alargado de clientes do Serviço de Apoio Domiciliário, juntamente com alguns clientes do Centro Comunitário, à missa realizada no Europarque de Santa Maria da Feira. Esta missa foi presidida pelo bispo de Aveiro.

Para os nossos clientes foi uma tarde de grande emoção ao verem a imagem da Nossa Senhora. Houve algumas lágrimas, na entrada e na despedida. Foi uma tarde muito apreciada entre todos, alguns comentaram que outrora iam a Fátima em peregrinação porém agora isso já não é possível, esta tarde sem dúvida teve “um gosto especial”.

Dia 21: Domicílios

A partir deste mês decidimos para além das saídas ao exterior, proporcionar aos idosos com menos mobilidade um momento de lazer e de partilha. Assim iremos intercalar as saídas ao exterior com visitas domiciliárias a estes clientes.

Nesta tarde fomos visitar 3 clientes, foi com grande alegria e entusiasmo que eles nos receberam nas suas casas. Passamos parte da tarde na sua companhia, conversar bastante connosco e relembraram algumas histórias da sua juventude. Como o 25 de Abril se aproximava, aproveitamos para perguntar onde estavam em 1974. Foi uma tarde muito agradável na companhia destes nossos clientes, para além de um momento de partilha foi um momento de aprendizagem pois, aprendemos algumas lengas-lengas e ditados populares. Ficou a promessa de repetirmos a visita e jogarmos à bisca e ao dominó com eles.

Dia 28: Passeio ao Senhor da Pedra

Neste dia, fomos ao Sr. da Pedra em Miramar, lugar muito apreciado pelos nossos idosos. Como estava bom tempo, resolvemos ficar por uma esplanada à beira-mar, onde acabámos por lanchar e passar por uns belos momentos de conversa e muita gargalhada.

As conversas levaram os nossos clientes até ao passado, no qual relembraram o tempo em que as pernas os levavam até mais longe, os momentos que passavam em família, as idas à praia, os namoricos…


premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário