04Dia 3: Lanche no Bacalhoeiro
Neste dia tivemos direito a um “miminho” no restaurante Bacalhoeiro localizado na ribeira de Vila Nova de Gaia, junto ao rio Douro, com uma vista espetacular sobre a cidade do Porto.
Foi oferecido aos nossos clientes um lanche neste restaurante, fomos recebidos e servidos com pompa e circunstância.
Inicialmente mostraram-nos o espaço, um espaço moderno e bem decorado com bacalhau, no corredor tinham um bacalhau exposto com cerca de 6 quilos (que em tom de brincadeira, os nossos clientes perguntaram se o podiam levar para a ceia de Natal). Para além disto foi-nos explicado que o muro que se encontra em frente ao restaurante tinha o nome de muro dos bacalhoeiros, por isso o nome do restaurante.
Um dos nossos clientes viveu cerca de 30 anos naquela cidade por isso foi interrompendo as explicações, para recordar alguns dos momentos vividos por ele ali, por isso para além do fantástico lanche que nos proporcionaram, para este senhor em particular foi o recordar e o reviver de alguns momentos que tinha passado naquele lugar, que com muita pena dele não conseguia ir ali de passeio mais vezes.
Subimos para o andar de cima onde nos serviram algumas iguarias daquele espaço, os nossos clientes deliciaram-se com este lanche, e tiveram oportunidade para conviverem e apreciarem a vista daquele lugar. Os proprietários também nos brindaram com a sua presença durante alguns momentos.
No final fomos convidados a fazer uma visita à cozinha para vermos como é uma cozinha profissional. Aproveitamos para agradecer o lanche e a forma incrível como fomos ali tratados…

Dia 3: 4ª Sessão do Programa Cuidar de Quem Cuida
Esta sessão intitulou-se de “cuidados à pessoa com doença de alzheimer”. À semelhança das sessões anteriores, pretendeu-se aplicar as competências do cuidador na identificação e controlo de várias situações do quotidiano.
Nesta sessão foram destacadas formas de encorajar o doente a alimentar-se sozinho tanto quanto possível, ajudando o cuidador a lidar com comportamentos inadequados. Alertou-se também para a importância da hidratação do doente para as alterações do sono e do repouso e ainda para a administração cuidadosa da medicação.
A sessão foi da responsabilidade das enfermeiras Marta Rocha, da Associação de Socorros Mútuos S. Francisco de Assis, e de Joana Marinheiro, do Centro Social de Paramos. 

Dia 10: 5ª Sessão do Programa Cuidar de Quem Cuida
Esta sessão intitulou-se “alterações decorrentes da doença de alzheimer”. O seu propósito foi fornecer informações acerca das principais alterações associadas a esta patologia, proporcionando-se, ainda, uma maior compreensão relativamente à deterioração progressiva que sucede nos planos cognitivo, psicológico/comportamental e funcional. Nesta sessão foi ainda reforçada a importância de o/a cuidador/a ser capaz de lidar com as alterações emergentes, enfatizando a importância da estimulação de algumas das faculdades em declínio.
As responsáveis por dinamizar esta sessão foram as psicólogas da Cerciespinho Helena Magalhães e Maria do Carmo Oliveira.

Dia 17: Visita ao Gaiashopping
Como já tem sido hábito nos demais anos, durante esta quadra fomos ao Gaiashopping ver as decorações Natalícias.
Porém, antes de irmos à Casa do Pai Natal e ao presépio, andamos a visitar algumas lojas com os nossos clientes. Não com o intuito de comprar, mas sim para conhecer produtos novos que agora existem à venda, que os nossos clientes desconheciam. Alguns desses artigos foram alvo de brincadeira entre todos e alguma admiração, pois antigamente as coisas não eram assim. Uma senhora ao ver as botijas de água quente elétricas, recordou que outrora tricotava as botijas à mão, “e agora já vêm prontas”. Experimentaram chapéus de rena, óculos alusivos a 2016, entre outros artigos para as festas… Ficaram também espantados com a diversidade de guarda-chuvas que agora existem com tantos feitios e decorações, deliciaram-se ainda com um licor de chocolate que pedimos para provar.
Estivemos a jogar um jogo interativo, que consistia em frente a uma televisão, com as mãos apanhar as prendas e direciona-las para o trenó.
Como é habitual nas nossas saídas não fomos embora sem um lanchinho. Por fim visitamos a casa do Pai Natal, não tivemos direito a uma fotografia, mas entramos, sentamo-nos ao lado do pai natal, os nossos clientes perguntaram como o Sr. Pai Natal estava e desejaram-lhe um Feliz Natal!

Dia 17: 6ª Sessão do Programa Cuidar de Quem Cuida
A sessão 6 denominou-se de “medidas de apoio social e assistencial”, sendo o seu objetivo fornecer informação acerca dos recursos assistenciais e das questões legais inerentes à atividade de prestação de cuidados à pessoa de alzheimer, especificamente no que concerne: a) medidas de proteção legal (suprimento da vontade do adulto incapaz, tutela, tutor); 2) medidas de ação social e 3) respostas comunitárias (lares de idosos, centros de dia e de convívio, apoio domiciliário, serviços de descanso temporário).
Esta sessão foi da responsabilidade da Técnica de Serviço Social da Cerciespinho Teresa Ramos; da Técnica de Serviço Social do Centro Social de Silvalde Paula Marques e pelo Jurista da Câmara Municipal de Espinho Carlos Gaio.

Dia 21: Prova de Orientação Adaptava de Natal
Neste dia, a convite da equipa técnica do Centro de Atividades Ocupacionais da Cerciespinho, tivemos o prazer em participar numa prova de orientação adaptada.
O objetivo desta prova de orientação é encontrar os pontos assinalados no mapa, em cada ponto é necessário fazer-se a correlação entre aquilo que se encontra assinalado no mapa e o que está depois materializado no terreno, sob a forma de sequência de cores. À sequência de cores correta, corresponde um símbolo, que os participantes deviam assinalar no seu cartão de controlo. Com esta atividade procurou-se dar a conhecer este desporto e a promover o contato entre os clientes dos diferentes serviços da Cerciespinho de forma a aumentar a coesão grupal e a entreajuda.
Com muita calma, paciência, animação e fair play, os nossos clientes participaram nesta atividade intitulando a equipa de “Os queridos”, mostraram-se ao longo de todo o percurso muito interessados e empenhados. Mesmo assim com toda a calma, não ficaram em último e conseguiram o honroso penúltimo lugar.


premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário