Cerci 21.12.2015 103.10.2015 – O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é uma data comemorada internacionalmente e foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas em 1998. Este dia pretende sensibilizar a sociedade para uma maior consciência sobre os direitos e bem-estar das pessoas com deficiência e para os benefícios da integração e inclusão desta população na sociedade. No Centro de Atividades Ocupacionais, o grupo de autorrepresentantes – “Voz Ativa” organizou uma atividade: elementos do grupo abordaram os assuntos dos direitos das pessoas com deficiência com os restantes colegas e colaboradores do serviço. Esta atividade concluiu com realização de desenhos e frases alusivas à temática que ficaram expostos no exterior do edifício.

Como forma também de comemoração, os clientes deste serviço tiveram a oportunidade de assistir neste dia ao espetáculo musical – “A Chave do Clube Secreto”, oportunidade dada pela Aplaudir Produções e pelo Centro Multimeios de Espinho.

04.12.2015 – No seguimento das comemorações do dia 3 de Dezembro, o Rancho Alegria e o Grupo de Bombos, foram convidados a atuar na Escola de Sobral em Mozelos, sob o mote de consciencializar os mais novos, para as competências e conquistas das pessoas com deficiência, mesmo apesar das suas limitações e barreiras inerentes à sua condição.

05.12.2015 – O Rancho Alegria e o Grupo de Bombos atuaram em simultâneo mais uma vez numa manhã de sábado, na Rua 19 em Espinho. Esta atuação esteve enquadrada no programa “Espinho Cidade Encantada”, que consiste num projeto diversificado para animar e dinamizar as lojas e estabelecimento de comércio tradicional na época natalícia.

09.12.2015 – A Cerciespinho organizou uma Cerimónia de Reconhecimento da Volta Solidário, onde foram homenageados os intervenientes e patrocinadores deste acontecimento, que permitiram a angariação de 15.000€. O grupo de Bombos realizou a receção aos convidados, foram entregues certificados de reconhecimento aos intervenientes presentes e foi também apresentada a faixa com os respetivos patrocínios na carrinha adaptada, adquirida com o apoio dos fundos angariados. A cerimónia terminou com um “porto de honra” organizado pelo grupo e colaboradora responsável pela Atividade de Vida Diária.

11.12.2015 – No âmbito do programa EDP Solidária - programa que visa o apoio no terreno, a crianças, idosos, portadores de deficiência e famílias carenciadas, para uma maior inclusão nas comunidades e uma melhoria da sua qualidade de vida; colaboradores da EDP em parceria com colaboradores da Cerciespinho pintaram as salas de atividades e a fachada do edifício de Centro de Atividades Ocupacionais I, em Anta. Esta reabilitação permitiu melhorar as condições de trabalho.

16.12.2015 – A Festa de Natal do Centro de Atividades Ocupacionais decorreu no auditório do Museu Municipal de Espinho – FACE, com a presença de todos os clientes e colaboradores do C.A.O. e foram várias as atuações apresentadas pelos grupos, desde teatro, dança e canções. Este ano, a apresentação e animação da festa ficou a carga do grupo de autorrepresentantes, que desempenhou este papel com destaque. Após o espetáculo, foi realizado um almoço de Natal nas instalações do CAO II, na Idanha com cerca de 100 pessoas, seguida pela entrega de prendas simbólicas aos clientes.

21.12.2015 - Elementos dos diferentes grupos de autorrepresentantes da organização participaram e representaram a Cerciespinho na Ação de (in)Formação do Projeto PAR – Promovendo a Autorrepresentação. Nesta ação onde foram discutidos alguns artigos da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência e a sua implementação a nível nacional, serviram ainda para recolher interessados em fazer parte da Plataforma Nacional de Autorrepresentantes e para dar início a um movimento organizado de autorrepresentantes.

21.12.2015 – O Centro de Atividades Ocupacionais organizou a I Prova de Orientação Adaptada, que contou com a participação de várias equipas, de diferentes serviços da Cerciespinho – Centro de Atividades Ocupacionais, Centro Comunitário e Serviço de Apoio Domiciliário, e da Secção de Natação Adaptada e do Boccia da Câmara Municipal de Espinho.

O objetivo desta atividade passou por promover o conhecimento relativo a este desporto e a promover o contato entre os clientes dos diferentes serviços da Cerciespinho de forma a aumentar a coesão grupal e a entreajuda.

Obrigado a todos os participantes e parabéns às equipas vencedoras: 1º Lugar – C.A.O. Sempre a Andar (Centro de Atividades Ocupacionais), 2º Lugar – Rodolfos (Centro Comunitário) e 3º Lugar – Gnomos (Centro Comunitário).

 


premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário